Juan Carlos Ortiz foi o primeiro latino-americano a ser presidente de uma agência nos Estados Unidos, quando comandou a Leo Burnett USA. Depois de passar pela Leo, se transferiu para a DDB Worldwide para ajudar no projeto de unir a cultura latina, à criatividade, paixão e trabalho, com o objetivo de atravessar as fronteiras e alcançar uma só ideia: a influência latina. Desta maneira, Juan Carlos também foi o primeiro líder da DDB a reunir todos os mercados latinos no mundo: América Latina, Espanha e Estados Unidos.
Ganhador do primeiro leão de ouro da história da Colômbia em Cannes com a campanha para o programa governamental contra as drogas, Ortiz acumula vários prêmios em festivais do mundo todo. Foi presidente de diversos júris, como o do El Ojo de Iberoamérica 2010, e o de Titanium & Integrated Lions, de Cannes. Em 2013, também em Cannes, foi convidado a julgar a categoria de Outdoor.
Ortiz é membro ativo da AAF´sAdvertising Hall of Achievement (American AdvertisingFederation), e foi nomeado Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial por suas conquistas profissionais, seu compromisso com a sociedade e potencial para contribuir a dar forma ao futuro do mundo.
Em 2011, Ortiz lançou seu livro “Shorts”, uma biografia criativa escrita com o seu telefone celular e sempre em aviões, durante as viagens de negócios no mundo todo. “Shorts” foi descrito pela revista Forbes como um livro pós-moderno. Ortiz é um referente da publicidade ibero-americana, modelo e inspiração para o mercado da região e para as novas gerações.