“Temos que encontrar o propósito que nos levou a escolher esta profissão, o que vai nos permitir sermos livres e expandir nosso horizonte”, afirmou Luciana Ceccato, Managing Partner y Head of Planning da The Talent Business, em seu Workshop “Paixão, liberdade e criatividade” durante o último dia do El Ojo 2014. E, justamente, por isso se dedica a ajudar a diferentes profissionais –sem importar a experiência na indústria- a encontrar sua verdadeira paixão, seu verdadeiro lugar no mundo para poder potenciá-lo e obter disso o melhor produto possível.
E para que esse propósito seja encontrado quatro aspectos fundamentais devem confluir. “Primeiro, entre as coisas que fazemos quais são as que o mundo precisa, depois, o que nos faz amar a nossa profissão. Avaliar também por que a empresa está nos pagando pelo que fazemos e, por último, ver as coisas nas quais realmente somos bons”, explicou Ceccato.
No entanto, Ceccato afirmou que o objetivo de encontrar o próprio propósito não tem a ver com fazer um bom trabalho para uma determinada agência ou para ganhar uma grande conta, mas sim para alcançar a felicidade individual. A partir desta sensação, cada pessoa poderá explorar sua qualidade porque isso vai levá-la ao lugar em que realmente quer estar para fazer aquilo de que mais gosta.
Ceccato também afirmou que a América Latina vive uma crise que afeta diretamente a crença na profissão publicitária. Sobre esta situação, comentou: “Sabemos como comunicar, comuniquemos-nos”.
Para concluir, Ceccato afirmou: “Mais parabrisas e menos espelho retrovisor”. Com esta frase motivacional, a publicitária deixou claro que o mais importante é olhar sempre para frente e menos para trás. “É preciso fazer mais feliz a você mesmo do que aos outros”, disse.