Todas as indústrias do mundo estão passando por um momento de transformação apoiado na tecnologia, em que os dados ganham cada vez mais protagonismo. Acompanhando como sempre as transformações da indústria criativa, o El Ojo lança um novo prêmio. O El Ojo Creative Data será um dos destaques do encontro que festejará os 20 anos do El Ojo de Iberoamérica.
No início eram as ideias. Os insights que ganhavam vida a partir da faísca criativa de uma dupla ou graças à observação atenta de um diretor de criação. O mundo evoluiu e junto das ideias chegaram os dados. A vida digital começou a deixar as marcas que vão formando o comportamento dos consumidores em cada interação mobile, uma espécie de teia de aranha que desde sempre, e cada vez mais, exige mentes criativas para interpretá-las e fazer com que sejam acionáveis.
Anunciantes e agências já sabem que os dados mudaram tudo. A criatividade vai deixando de estar construída sobre a base dos hábitos de consumo de mídia, para se apoiar na base de consumo da tecnologia. Quem são as mentes criativas da nossa região que estão mais adiantadas em saber transformar esta nova realidade de consumo em ideias que fazem a diferença para marcas e anunciantes?
Falta muito pouco para a gente conhecer as melhores ideias que souberam construir a ponte perfeita entre os dados e a criatividade. Não fique de fora deste prêmio! O El Ojo Creative Data é o novo prêmio do El Ojo de Iberoamérica que ganharão as melhores ideias que tenham utilizado dados criativamente para melhorar e/ou impulsionar uma campanha.
Conta com três categorias de premiação, expressadas em três conceitos relacionados com os dados: visualização, real time e experiência. Podem participar peças individuais e campanhas:
CD1 – Melhor visualização com o uso de dados.
Serão premiadas as peças cujo objetivo seja fazer algo útil, valioso para as pessoas a partir de dados que ninguém lembraria ou prestaria atenção. Inclui a simplificação e conversão da data em um formato estético, atraente, que faça com que o consumidor mude sua percepção de algum fato ou produto, ou modifique seu comportamento, graças a ter tido acesso a esta informação. Inclui, mas não se limita a ações dinâmicas online, estáticas ou interativas, infografias em tempo real, instalações visuais e/ou ativações.
CD2 – Uso de dados em Tempo Real.
Serão premiadas as peças em que a data seja parte central da ideia, e a chave para gerar a relação com os consumidores. Sem o uso da data em tempo real a ideia não existiria. A data deve alimentar de forma constante a ação levada adiante, melhorando a experiência e a percepção dos consumidores, e até chegando criativamente à personalização.
CA3 – Melhor experiência com o uso de dados.
Serão premiadas as peças em que a ideia é alimentada, construída ou melhorada graças ao uso de dados. Os dados devem gerar uma melhoria significativa no design da campanha, do produto ou da solução, e na experiência do usuário/consumidor. Devem estar detalhados o tipo de dado e como ele foi usado.