Fernando Campos é Sócio e Chief Creative Officer da Santa Clara M&C Saatchi e Presidente do Clube de Criação do Brasil até setembro deste ano. A Santa Clara Brasil conseguiu ganhar seu lugar na indústria publicitária, e desde seu surgimento manteve um espírito inovador. Fernando é o único profissional criativo do Brasil que presidiu o Clube de Criação do Rio de Janeiro e o Clube de Criação de São Paulo, hoje Clube de Criação. Sua mudança de nome foi uma das iniciativas de Fernando como Presidente, que teve como objetivo ultrapassar as fronteiras de São Paulo e tornar o Clube uma entidade com atuação mais nacional.
Antes de fundar a Santa Clara –há 11 anos- Fernando era Diretor de Criação da Giovanni, FCB São Paulo. Coleciona prêmios em diferentes festivais como Cannes, El Ojo, One Show, D&AD, Nova Iorque, entre outros. Recentemente, comandou junto a seu sócio, Ulisses Zamboni, a associação da Santa Clara com o grupo inglês M&C Saatchi, que detém hoje 25% de participação da agência.
Em 2009, Fernando chegou ao El Ojo pela primeira vez para falar da Santa Clara e da importância da integração de todos os que fazem parte das agências: “Temos que integrar os braços da publicidade e naturalizar o processo de integração”. Além disso, fez uma clara defesa da diversão como parte fundamental do trabalho. “Nada funciona se você não se diverte. As peças precisam de diversão e alegria”, ressaltou Fernando que, garantiu que “as pessoas estão loucas para contar histórias”.
O criativo voltou ao Festival em 2013 e 2014 como speaker, e foi no último ano em que reforçou o trabalho do Clube de Criação com os profissionais. “O Clube hoje não está focado em empresas mas sim nos profissionais. Quem admira a publicidade brasileira, admira as pessoas que foram influenciadas pelo Clube. Somos a principal referência de influência da indústria criativa brasileira. Seu símbolo é uma estrela amarela, que representa a estrela que existe dentro de cada pessoa”, afirmou Fernando, ao começar sua palestra. Este ano, Fernando volta ao Festival para contar sua experiência como Presidente do Clube de Criação.