Carlos Cantú: “O Twitter é a ponte entre as pessoas e suas paixões”

CarlosCantu

Imediatismo e interatividade são dois termos que hoje se colocaram no centro das atenções, principalmente quando interagem entre elas. As redes sociais modificaram a estrutura comunicativa, e as marcas, aos poucos, estão despertando o poder que têm ao seu alcance. Para aprofundar esta análise, o El Ojo de Iberoamérica convidou Carlos Cantú, Diretor de Estratégia de Marca para o Twitter América Latina.

O Twitter é uma conversação pública e em tempo real, por isso, resulta óbvio que praticamente todas as marcas queiram estar com ele. O que não é uma obviedade, é que hoje uma marca pode estar no Twitter, querendo ou não. Este é o caso da #Elpibedeloscajones, hashtag que surgiu de um vídeo de 6 segundos que mostra um funcionário de uma marca de cerveja que sem querer derruba vários engradados do produto e que viralizou em poucas horas. A marca nunca se propôs estar nas redes sociais, mas esteve involuntariamente e a repercussão foi enorme. Este foi o case utilizado por Carlos Cantú para exemplificar uma boa ação no Twitter, porque a gerência da companhia de cerveja procurou seu funcionário usando a própria rede social, o encontrou e o premiou com uma viagem ao Chile para ver a sua Seleção de Futebol. Tudo virou notícia. Desta maneira, um percalço se transformou em uma poderosa ação de comunicação e a marca saiu ganhando.

“O Twitter é a ferramenta para estar no agora”, afirma Cantú. Em média, uma pessoa desbloqueia seu celular 150 vezes por dia, vê mais de 130 mil anúncios por ano e é receptor de pelo menos 362 mensagens de marca a cada dia. Por isso, é tão importante para uma marca estar presente. Além disso, a maneira em que as marcas utilizam esta ferramenta também se transforma em uma questão fundamental, sobretudo se se leva em consideração que as pessoas hoje só retêm sua atenção durante oito segundos.

Cantú descreveu perfeitamente quando disse:“Twittear funciona como uma terapia, dá a possibilidade de se expressar sem pagar um centavo e, além disso, gera empoderamento”. Tanto é assim que são enviados 500 milhões de tweets por dia, aproximadamente 20,8 milhões por hora.

A possibilidade de se expressar em tempo real oferecida pelo Twitter modificou outros meios de comunicação, como, por exemplo, a televisão. A experiência de ver eventos ou programas ao vivo se enriqueceu, porque as pessoas assistem à TV e twittam sua opinião ao mesmo tempo. A televisão agora é interativa. Além disso, através do Twitter é possível saber exatamente onde as pessoas estão, e no que verdadeiramente estão interessadas. E isso é uma ferramenta indiscutível para as marcas. “O Twitter é uma ferramenta para que as marcas atinjam sua audiência em tempo real, com conteúdo que gere engajamento. Isso é o poder do agora”, concluiu Carlos Cantú.

 

 

Scroll al inicio