Reconhecendo os diferentes níveis e momentos de desenvolvimento da indústria em cada um dos países da região, e com o objetivo de estimular os que fazem o melhor trabalho a nível local, o festival entregará o Prêmio El Ojo Local, que consta de duas categorias: DESEMPENHO LOCAL e MELHOR IDEIA LOCAL.
Poderão participar do prêmio El Ojo Local os seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, América Central e Caribe (Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Trinidade e Tobago e Venezuela), Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai.
No El Ojo Local, para uma seleção representativa, cada país deve registrar uma quantidade de peças inscritas igual ou maior a 100 para competir pelo prêmio El Ojo ao Desempenho Local, e um número mínimo de 50 peças para participar do Prêmio à Melhor Ideia por país/região.
IMPORTANTE:
Caso não alcance o número mínimo de inscrições por país, o festival pode reagrupar os países por afinidade de trabalhos ou declarar deserto os prêmios El Ojo ao Desempenho Local ou alguma de suas categorias.
Os reconhecimentos serão entregues exclusivamente para as empresas e/ou seus profissionais que tenham inscrito seus trabalhos no festival.
EL OJO AO DESEMPENHO DO ANO LOCAL
Será distinguido com o Prêmio de Desempenho por País/Região os melhores nas seguintes categorias: Agência,
Agência Independente, Diretor/a de Criação, Produtora, Diretor/a de Cena e Anunciante, com base no material inscrito no Festival 2025.
O objetivo desse reconhecimento é destacar e premiar as empresas e profissionais que estão fazendo o melhor trabalho para o mercado local e que também podem ter relevância internacional, mas priorizando o trabalho realizado localmente.
Se uma empresa ou pessoa deseja competir pelo Prêmio ao Melhor Desempenho do Ano em mais de um País, deverá inscrever por cada um dos Países nos que deseja competir e contar com um escritório físico neste mercado ou pelo menos um representante oficial.
Este prêmio reconhecerá a empresa e a pessoa que somarem mais pontos pelas peças vencedoras e finalistas no prêmio Melhor Ideia País, no país em que estiverem competindo, assim como pelas peças vencedoras e finalistas dos prêmios em nível ibero-americano e internacional emitidas nesse mesmo país. Além disso, desde que tenham pontos acumulados a nível local, poderão somar até um máximo equivalente a 50% do total de pontos obtidos pelo país onde estão competindo, com base nas peças que tenham acumulado pontos em outros países.
Participação no premio as Agências devem ter inscrito material no Festival e, nesses casos, podem somar pontos tanto pelas peças inscritas por elas mesmas quanto pelas peças inscritas por produtoras, diretores(as) criativos(as), realizadores(as) e/ou anunciantes, desde que estejam indicadas como “Agência principal” nas fichas técnicas do site de inscrição online.
No caso das Produtoras devem ter inscrito material no Festival e, nesses casos, podem somar pontos pelas peças inscritas por elas nos diversos prêmios do Festival. Também podem somar pontos pelas peças inscritas por agências, diretores(as) criativos(as), realizadores(as) e/ou anunciantes nos seguintes prêmios: Film, Conteúdo (apenas categorias CT4 a CT6), Produção Audiovisual, Produção de Áudio & Som, El Ojo + Mulheres Realizadoras, desde que estejam indicadas como “Produtora principal” nas fichas técnicas do site de inscrição online.
No caso dos Diretores(as) Criativos(as) se a agência na qual atuam (ou atuavam no momento da criação da ideia) tiver inscrito material no Festival, poderão somar pontos pelas peças inscritas pela agência, por eles mesmos, pela produtora, pelos realizadores(as) e/ou anunciantes, desde que estejam incluídos como “Referente criativo” nas fichas técnicas. Deve ser indicado nesse campo quem liderava criativamente a agência (CCO, VP Criativo, DCE, DGC etc), e não necessariamente os criativos que idealizaram a peça inscrita.
No caso dos Diretores/as de Cena se a produtora na qual atuam (ou atuavam na época da realização da peça) tiver inscrito material no Festival, poderão somar pontos pelas peças inscritas por eles mesmos, pela produtora, pela agência, por diretores(as) criativos(as) e/ou pelo anunciante nos prêmios: Film, Conteúdo (apenas categorias CT4 a CT6), Produção Audiovisual, Produção de Áudio & Som, El Ojo + Mulheres Diretoras de Cena, desde que estejam indicados como “Realizador(a)” na ficha técnica.
No caso dos Anunciantes poderão somar pontos pelas peças inscritas por eles mesmos, por agências, produtoras, diretores(as) criativos(as) e/ou realizadores(as), desde que estejam indicados como “Anunciante” na ficha técnica do site de inscrição.
ATRIBUIÇÃO DE PONTOS
Quando uma peça for premiada e apresentar mais de uma empresa nos campos “Agência principal” e/ou “Produtora principal”, cada empresa participante receberá a porcentagem correspondente do total de pontos
do prêmio obtido (metal ou finalista), desde que estejam inscritas e participando do Festival. Caso uma das empresas não esteja participando, ela não somará pontos, e a outra empresa somará 100% dos pontos.
Se a empresa inscrita (agência ou produtora) não quiser dividir os pontos, deverá indicar no momento da inscrição qual é a agência ou produtora principal e colocar a(s) outra(s) no campo “Agência secundária” ou “Produtora secundária”. Assim, estarão presentes na ficha técnica, mas não somarão pontos, e os pontos não serão divididos entre as empresas.
Quando uma peça for premiada e apresentar mais de uma pessoa no campo «Referente criativo» (exceto duplas ou trios da mesma empresa), os pontos serão divididos entre elas, desde que estejam inscritas no Festival ou que suas agências estejam participando. O mesmo vale para mais de um realizador(a) indicado na ficha técnica (exceto duplas da mesma produtora). Os pontos serão divididos entre os realizadores(as) indicados no campo correspondente, desde que eles ou suas produtoras estejam inscritos e participando do Festival.
Caso o(a) dietor de cena não deseje dividir os pontos, deve informar no momento da inscrição os dados da sua produtora no campo “Produtora principal” e da outra no campo “Produtora secundária”. Assim, os pontos da categoria Melhor Realizador(a) serão atribuídos apenas ao(a) realizador(a) da produtora que inscreveu a peça.
Quando uma peça for premiada e apresentar mais de uma empresa no campo “Anunciante”, cada empresa receberá a proporção dos pontos correspondentes, desde que esteja participando diretamente ou por meio de sua agência ou produtora.
Caso deseje manter todos os pontos, a empresa deve indicar no momento da inscrição quem é o “Anunciante principal” e os demais no campo “Anunciante secundário”.
Para cada categoria, será escolhido um vencedor, além de nomeados o 1º e o 2º finalista.
IMPORTANTE
Cada empresa ou pessoa participante é responsável por realizar corretamente suas inscrições e por preencher corretamente os dados no sistema de inscrição. Os rankings e ganhadores de Desempenho serão definidos com base nessas informações.
Uma vez finalizada a inscrição da empresa ou pessoa, ela não poderá ser modificada, e será utilizado o critério definido naquele momento para a atribuição dos pontos.
EL OJO LOCAL PARA AS MELHORES PEÇAS / IDEIAS
O prêmio de Melhor Ideia de País/Região será atribuído aos trabalhos que tenham sido inscritos diretamente neste prêmio e também aos que tenham alcançado desempenho relevante (finalista) a nível regional e também a nível global, independentemente do prêmio em que foram inscritos; que têm o mesmo país de emissão.
Ou seja, as ideias inscritas neste prêmio participam pagando o correspondente custo de processamento e serão eventualmente acrescentadas as peças que, concorrendo aos prêmios a nível ibero-americano/global, tenham sido finalistas.
Para este prêmio, será levado em conta o país selecionado na ficha técnica no campo «País principal de emisión, publicación, implementación» indicado no momento da inscrição online.
Será eleita a Melhor Ideia de cada país ou região e primeiro e segundo finalista.
IMPORTANTE:
A inscrição para este prêmio deverá ser feita no site de inscrição, indicando as peças que deseja participar
epagando o custo de processamento específico para este prêmio. Ou seja, as empresas que desejarem que suas peças participem do prêmio Melhor Ideia País/Região deverão inscrevê-las espcificamente neste prêmio, além de participar de um ou mais prêmios disponíveis nesta edição do festival.