O El Ojo de Iberoamérica celebra os seus primeiros 20 anos junto à criatividade ibero-americana e anuncia as brilhantes mentes da indústria da publicidade, marketing e comunicações a nível mundial que participarão do seu conceituado ciclo de conferências, workshops e reconhecimentos para as melhores ideias nascidas do talento latino.
Coca-Cola foi reconhecida em cinco oportunidades como o Melhor anunciante da Ibero-América e os seus anúncios receberam 9 Grandes Prêmios ao longo destes primeiros 20 anos do El Ojo de Iberoamérica, além de reconhecimento nos festivais do mundo todo. Ao longo destes anos, a Coca-Cola mudou a forma de trabalho com suas agências e construiu uma relação de entendimento único com as grandes mentes criativas da Ibero-América e do mundo. Para muitos, esta nova forma de trabalhar no sistema Coca se iniciou a princípios do século XXI na Argentina, produto de um contexto e de um desejo especial. Por este motivo, o El Ojo convidou três protagonistas desta transformação para contar os segredos desta mudança de paradigma na relação entre a Coca-Cola e suas agências ao longo destes primeiros 20 anos. Participarão desta conferência Guillermo Giménez y Brotons, Martín Mercado e Sebastián Wilhelm, que compartilharão os segredos para a construção desta relação através da eleição de 20 comerciais da história da companhia.
Guillermo Giménez y Brotons é IMC Diretor/South Latin Business Unite da Coca-Cola, sendo responsável do desenvolvimento das Campanhas Integradas de Criatividade e Comunicação de todas as marcas da companhia para a região. Também é responsável pelo desenvolvimento das plataformas digitais de interação com o consumidor, enquanto também participa de diversos projetos da companhia para a América- Latina e com sua equipe Global.
Iniciou a sua carreira em publicidade em 1995 na Unilever na área de Marketing e Comunicação, onde esteve por quatro anos. Chegou à Coca-Cola em 1999 e durante quatro anos se desempenhou como Diretor de Criatividade da Coca-Cola do México, sendo responsável pela a criação e desenvolvimento de área e da seleção e interação com todas as agências de publicidade e comunicação.
Foi responsável de desenvolver vários dos principais e mais premiados projetos de comunicação da América -Latina. Entre eles a plataforma da Coca-Cola de Liderança Cultural (Camaritas Câmeras de Seguridad , Coro e Volvámonos Locos), da Sprite (Las Cosas Como Son), da Coca-Cola Mundial (Vida, Abrazo del Alma) e da Coca-Cola Zero (Metallica na Antártida). Também liderou diversos projetos para o resto do portfólio como a comunicação integrada da Powerade (The Power Of Love), da Coca-Cola Life e o lançamento da Coca-Cola Zero, entre os mais destacados.
Martín Mercado, Fundador da Mercado McCann, um comunicador nato que soube se destacar no tempo, justamente pelo seu trabalho criativo: como o que fez na Savaglio TBWA ou o que conseguiu na McCann Erickson Argentina. Não só com “Para Todos”, comercial para a Coca-Cola que se tornou ícone de uma época e ganhou o Gran Ojo Cinema/TV 2002, mas também por transformar a McCann Erickson Argentina no centro das atenções do mercado, e ser eleito o melhor criativo da rede a nível global nos dois últimos anos da sua gestão.
Em 2008 entrou para a Young & Rubicam Buenos Aires, onde trabalhou com clientes do porte da Quilmes, Banco Galicia, DirecTV, Farmacity, YPF e TyC Sports. Com eles, desenvolveu importantes trabalhos, continuando a sua impressionante carreira como um dos criativos mais importantes da Argentina e do mundo. Entre eles se destacam “Jogo Bendito”, ganhadora em 2014 do Gran Ojo Sports, ou “Malvinas” o imponente spot para a participação argentina nos Jogos Olímpicos de 2012.
Em 2012 foi protagonista de uma emotiva e inspiradora conferência no El Ojo, e em 2014, Martín Mercado foi o Presidente do Júri do El Ojo Cinema/TV.
Em 2015 fundou a Mercado McCann, agência que hoje lidera e se ergue como um mercado de ideias. Graças a seu trabalho criativo a frente desta agência, em 2016 o El Ojo de Iberoamérica o reconheceu como o Melhor Criativo da Argentina e a Mercado McCann como a melhor agência do país. Nesse mesmo ano, a agência ganhou dois Grandes Ojos, El Ojo Cinema/TV e El Ojo Sports, graças a sua campanha “ConverS.O.S” para o canal TyC Sports.
Hoje continua com a mesma ideia: trabalhar e se cercar de gente talentosa que ama o que faz, mas acima de tudo, que seja essencialmente boa. Os reconhecimentos dos últimos tempos, não só em festivais, mostram que Mercado continua firme no seu caminho.
Sebastián Wilhelm é Fundador e Strategist da Santo Buenos Aires. Formado como Técnico Superior em Publicidade da UCES, aos 20 anos começou como redator criativo na Puigbo Publicidad e depois na Oscar Pintor. Em seguida entrou na Verdino, contratado por Ramiro Agulla e Carlos Baccetti como redator júnior. Posteriormente se integrou à reconhecida Agulla & Baccetti. No começo de 1997 foi promovido, junto ao seu dupla, Maxi Anselmo, para o cargo de Diretor de Criação, trabalhando para marcas como Telecom, Renault, HSBC e Coca-Cola. Durante esse tempo, a Agulla & Baccetti foi considerada de maneira unânime como a agência de referência da criatividade ibero-americana.
Em 2001 foi convocado pela a agência Mother de Londres, onde se desempenhou até 2003, quando passou para a Wieden & Kennedy Amsterdam para trabalhar na campanha global da Nike. Em 2004 regressou à Argentina, e em 2005 fundou a sua agência Santo, junto a Maxi Anselmo como Sócio.
Desde então, Santo tem produzido campanhas para clientes como Coca-Cola Light, Coca-Cola, Lux, Arnet, Telecom, Navarro Correas, Personal, Clarín, Isenbeck, Vodafone e Diesel, e recebeu numerosos reconhecimentos da mídia e de festivais locais e internacionais.
A presença de Sebastián é um dos destaques dos 20 anos do El Ojo, não só pelos seus prêmios, mas também por ter sido eleito, junto a Maxi Anselmo, como o Melhor Criativo da Ibero-américa em 2006, e pela sua presença como conferencista nos anos 2000 e 2007. Também foi Presidente do Júri do El Ojo Cinema/TV em 2012, tendo ganho o posto graças a seus trabalhos “History of the Island” e “Aplausos”, para Diesel e Coca-Cola Light, respectivamente, destacados como as melhores peças da Ibero-américa nesta categoria em 2011 e 2005.
Sebastián Wilhelm foi eleito em duas ocasiões entre as cinquenta pessoas mais influentes da criatividade no mundo, ganhou o prêmio Konex de Trajetória e foi um dos responsáveis eleitos em 2015 para criar a campanha global da Coca-Cola.
Para Agendar:
#ElOjo20Años
#ElOjo2017
El Ojo 2017: 8, 9 e 10 de novembro em Buenos Aires. Hilton Puerto Madero
Últimos dias para a inscrição de ideias
Onde: www.elojodeiberoamerica.com
Entradas com descontos: Até 20 de outubro com 20% de desconto. (Vagas limitadas)