O primeiro dia da 18ª edição do El Ojo de Iberoamérica inaugurou seu Ciclo de Workshops, no qual estarão presentes os líderes mais destacados em diferentes disciplinas. Para começar com o Ciclo, Tobías Girelli, CMO e Co Founder da Enye Tech e Enye Labs, apresentou aos público o mundo da manufatura digital. Logo depois, Alejandro Braga, CEO do MediaFem Group, apresentou o case do Buzzfeed para analisar as novas mídias sociais.
Começou o El Ojo 2105. Tobías Girelli, Chief Marketing Officer e Co Founder da Enye Tech e Enye Labs, se apresentou no workshop “O marketing na era da manufatura digital”.
Depois de apresentar seu sócio Horacio Acerbo, Co-Fundador e CEO da Enye Tech, representado por uma figura escaneada em 3D, Tobías fez uma pergunta ao público que escutava com atenção o primeiro workshop do festival. Alguém sabe o que é manufatura digital? E a sala ficou em silêncio. Ele então continuou: “É o último elo da revolução digital”.
Segundo Girelli, o Hardware Livre tem produzido uma revolução infernal e é o que tem feito que a inovação cresça exponencialmente, inovação esta que “antes surgia das necessidades das empresas e que hoje nasce das necessidades das pessoas”.
Depois, Girelli deu dois exemplos de marketing sobre o Hardware Livre. O primeiro foi o aplicativo móvel desenvolvido pela Nike, que segundo Tobias é o mais impressionante relacionado ao mundo do running porque oferece informações verdadeiras. Além disso, confessou que esta foi uma das razões pelas quais lançaram o Enye Lab.
Às 11h25, a sala de workshop voltou a ficar cheia. Foi a vez de Alejandro Brega, CEO de MediaFem Group, apresentar “O case do Buzzfeed. As novas mídias sociais e por que elas estão transformando a busca do conteúdo online”.
Mas, por que o Buzzfeed, empresa de mídia de internet, é um case de estudo? Segundo Brega, sua estratégia de gerar maior conteúdo para conseguir mais audiência é um sucesso, já que utiliza as redes sociais como principal fonte de tráfego. A viralização de conteúdo é uma das chaves pela qual uma mídia sem estratégia muda para ganhar mais audiência mediante redes. Isto se consegue conhecendo a audiência e mediante engajamento.
Brega assegurou, finalmente, que haverá mais Buzzfeeds e que se a mídia tradicional não se adaptar à mídia social, certamente sairá perdendo.