Com mais de 2.300 participantes, e cerca de 4 mil peças inscritas, o El Ojo de Iberoamérica encerrou com sucesso sua XVIII edição. A Melhor Agência da Ibero América 2015 foi a Almap BBDO e os Diretores de Criação, Luiz Sanches e Marcello Serpa. Pela sexta vez consecutiva, a Ogilvy & Mather ficou com o prêmio de Melhor Rede; A Landia voltou a ser a Melhor Produtora e, pela primeira vez, Rodrigo Saavedra (Landia) foi eleito o Melhor Realizador. A ONG No Somos Delito, da Espanha, foi o Melhor Anunciante da região e a We Believers, com apenas um ano de vida, a Melhor Agência Independente. Desta forma, o festival que reúne as mentes mais brilhantes da criatividade mundial e que reconhece as melhores ideias da Ibero-América, reafirmou seu lugar como referente da criatividade regional e mundial.
A XVIII edição do El Ojo de Iberoamérica festejou mais uma vez o melhor da indústria da comunicação regional e internacional. Nos três dias de evento, mais de 2.300 profissionais estiveram presentes para assistir às Conferências, Workshops e Galas de Premiação. Em sua 18ª edição, o El Ojo voltou a demonstrar por que é hoje um dos festivais mais criativos e inovadores do mundo.
No total foram 3.974 peças que competiram pelos metais, das quais apenas 12 conseguiram ganhar o premio máximo, e algumas inclusive mais de um Gran Ojo. Seis deles foram para a Espanha, 3 para Brasil e Colômbia e 2 para a Argentina. Estados Unidos Hispânico e México levaram um cada um.
O Gran Tercer Ojo, o Gran Ojo PR, o Gran Ojo Promo e o Gran Ojo Media foram para “Hologramas por la Libertad”, da DDB Espanha para No Somos Delito; o Gran Ojo Cine/TV e o Gran Ojo Produção Audiovisual para a F/Nazca S&S e Stink São Paulo por “100” para a Leica, o Gran Ojo Inovação para a Grey Argentina por “La sal que se ve” para a Fundación Favaloro; o Gran Ojo Via Pública para a Leo Burnett Argentina por “Safety-Truck” para a Samsung; o Gran Ojo Sustentável para a Geometry Global Colômbia por “Trampas Invaluables” para o Ministerio de Ambiente y Desarrollo Sostenible; o Gran Ojo Design para “Funtastic Hand” da Publicis Colômbia para a Fundación Cirec; o Gran Ojo Eficácia também para Geometry Global Colômbia/Ogilvy Colômbia por “La invasión del Pez León” para o Ministerio de Ambiente y Desarrollo Sostenible; o Gran Ojo Sports para a Lola Mullen Lowe por “Fútbol vs. Alzheimer” para a Revista Líbero; o Gran Ojo Produção Gráfica para a PPM Brasil por “Carnes Nobres” para o Tendal Grill; o Gran Ojo Direto para a We Believers por “Emboscada Volvo” para a Volvo; o Gran Ojo Conteúdo para a Leo Burnett México por “Intimate Words” para a Procter & Gamble e a Melhor Ideia Latina para o Mundo, também para a Lola Mullen Lowe por “Doble Placer” para a Unilever.
Entre os grandes ganhadores do festival, o prêmio El Ojo ao Desempenho pela Ibero-América como Melhor Agência foi para a AlmapBBDO, companhia liderada por Luiz Sanchez, depois da recente saída de Marcello Serpa. Além disso, os dois publicitários também se consagraram como Melhores Diretores de Criação da região. A Ogilvy Latina, por sua vez, foi eleita Melhor Rede pela sexta vez consecutiva e seu CEO, Marcos Golfari, foi ao evento para receber o prêmio. A Landia voltou a ser a Melhor Produtora e Rodrigo Saavedra (Landia), foi escolhido pela primeira vez Melhor Diretor. Com apenas um ano de vida, a We Believers recebeu o reconhecimento como Melhor Agência Independente; A ONG No Somos Delito, conquistou o disputado título de Melhor Anunciante da região.
Figuras internacionais, um clássico do El Ojo
Como motivação e inspiração, o El Ojo voltou a contar este ano com seu prestigiado Ciclo de Conferências & Capacitação, do qual participam as mentes mais brilhantes da indústria da criatividade regional e global.
Os profissionais mais importantes do mercado, figuras difíceis em eventos mundiais, estiveram mais uma vez em um palco intimista revelando todos os seus segredos, percorrendo os corredores ao alcance do público, e compartilhando coquetéis, debates e festas.
Estes foram os profissionais que brilharam e expuseram suas ideias no El Ojo 2015:
Geoffrey Hantson, Chief Creative Officer da Happiness e membro do Conselho Criativo da FCB Worldwide; Rob Reilly, Global Creative Chairman da McCann Worldgroup; Bob Greenberg, Fundador e Chairman da R/GA Worldwide; Nick Law, Chief Creative Officer da R/GA Worldwide; Alexandre Okada, Global Creative Director da Mullen Lowe Worldwide para Omo / Persil / Ala da Unilever; Cesar Agost Carreño, VP de Criação da Ogilvy México, Diretor Regional de Criação para a América Latina e Membro do Conselho Mundial Criativo da Ogilvy; Nizan Guanaes, Sócio e Fundador do Grupo ABC, Brasil; Jamie Madge, Worldwide Editor da Source Creative; Alonso García, Gerente Regional da Shuttertock para a América Latina; Carlos Cantú, Diretor de Estratégia de Marca para o Twitter América Latina; Juan Isaza, VP Regional de Planejamento & Diretor do Social Media Lab da DDB Latina; Luis Sánchez Zinny e Carmello Maselli, Diretores Gerais de Criação da Leo Burnett Argentina; Gustavo Buchbinder, Sócio-Fundador da WebAr Interactive, Presidente do Interact e Vice-Presidente do IAB Argentina; Axel Kuschevatzky, Telefonica Studios Head of International Film Production, TNT Awards Host and award-winning Film Producer; Ernest Riba, Head of Strategy & Innovation da Wunderman Buenos Aires e Sebastián Tarazaga e Danny Minaker, Diretores Gerais de Criação da Wunderman Buenos Aires; Luis Miguel Messianu, Fundador, Creative Chairman e CEO da Alma DDB, Estados Unidos; Eva Santos, Diretora Geral de Criação da Proximity Espanha; Alfonso Amat, Sócio-Fundador e CEO da I am at; Gabriela Korovsky, Co-Founder URBAN Grupo de Comunicación; Claudio Invernizzi, Fundador, Presidente e Diretor Geral de Criação da Havas Worldwide Gurisa e Pablo Tajer, Head of Facebook Creative Shop South Cone.
Também compartilharam sua visão os Presidentes do Júri 2015: Hernán Ponce, Presidente e Diretor Geral de Criação da Ponce Buenos Aires; Luis Silva Dias, Chief Creative Officer da FCB Internacional; Hugo Rodrigues, CEO da Publicis e Salles Chemistri, Brasil; Luis Miguel Messianu, Fundador, Creative Chairman e CEO da Alma DDB, Estados Unidos; Guillermo Giménez y Brotons, Diretor de Comunicação Integrada de Marketing da unidade de negócio da Coca-Cola América do Sul; Chavo D’Emilio, Presidente da McCann Argentina; Eva Santos, Diretora Geral de Criação da Proximity Espanha; Claudio Invernizzi, Fundador, Presidente e Diretor Geral de Criação da Havas Worldwide Gurisa, Uruguai; Juan Carlos Gómez de la Torre, Sócio-Fundador, Presidente e Diretor Geral de Criação da Circus Grey Peru; Juan José Posada, Diretor Executivo de Criação da Geometry Global América Latina; Giovanni Rivetti, Sócio-Fundador da New Content, Brasil; Mauricio Sarmiento, VP de Criação da Leo Burnett Colômbia; Milovan Radovic, Sócio-Fundador da KUBRICK, Peru; Paulo Sanna, VP e Diretor Executivo de Criação da Wunderman Brasil; Bruno Rovagnati, Senior VP e Managing Director da R/GA América Latina e Esteban Sacco, Sócio-Fundador da Sparkling México.
Foram nove os profissionais que participaram do Ciclo de Workshops 2015: Tobías Girelli, CEO e Co-Fundador da Enye Techonologies; Alejandro Brega, CEO da MediaFem Group; Ignacio Harriague, New Business & Partnership Manager da Flowics; Pablo Gil, Diretor Comercial para as indústrias de Retail, Travel e Governo no Facebook Argentina; Martín Mazzoncini, Designer Gráfico e Docente da Aloha Photo School e Nicolás Zarlenga e Federico López Plaza, DC da David e Docente da CREA.
Mais uma vez Buenos Aires foi o centro das atenções, reconhecendo as melhores ideias, os mais importantes profissionais e empresas da Ibero-América, uma das regiões mais criativas do mundo. O El Ojo tornou a se consagrar como um espaço único, onde os melhores trabalhos são reconhecidos, se debatem ideias e experiências são compartilhadas, com um espírito de revitalização, inspiração e networking.
O El Ojo 2015 em números:
- Mais de 300 jurados
- 974 peças inscritas
- 2 semanas de votação online e 3 dias de votação presencial
- 16 Presidentes do Júri
- Mais de 500 peças exibidas
- 17 patrocinadores, 15 apoiadores e 34 empresas incentivando com sua presença
- 23 Conferencistas internacionais
- 9 oradores em Workshops
- Prêmio do Público: ElOjoTNT
- Mais de 30 horas de projeções dos melhores trabalhos da Ibero-América
- 3 Coletivas de imprensa dos Presidentes do Júri e mais de 20 Coletivas de imprensa de Palestrantes.
- Mais de 2.300 pessoas visitaram o El Ojo 2015
- Cobertura minuto a minuto, através de: + App do El Ojo (disponível em iOS e Play Store)+ TW: @elojofestival (#ElOjo2015) + FB: /El Ojo de Iberoamerica
- El Ojo NEWS + 3 Newslleter por dia.
Patrocinaram o El Ojo de Iberoamérica 2015: Ogilvy Latina; FCB; DDB Latina; McCann; Mullen Lowe Group; R/GA; Leo Burnett; Wunderman; Turner; Twitter; FilmSuez; Coca-Cola; Shutterstock; Blue 100.7; Cablevisión-Fibertel.
Apoiaram: SourceCreative; Urban; Casa do Bom Conteúdo; WebAr; Metrovisión; Che Revolution Post; Santa Clara; 02 Filmes; Da House; EnyeTech; Sarmiento; Copileidy e Xerox.
Apoiaram com a Imprensa: Casa do Bom Conteúdo, Brasil, e Urban Comunicación.
Para conhecer todos os finalistas e ganhadores do El Ojo de Iberoamérica entre aqui. Veja também:
Ganhadores El Ojo Desempenho pela Ibero-América
Ganhadores El Ojo Local Melhor Ideia
Ganhadores El Ojo Local Desempenho