El Ojo convida todos os latinos a quebrarem os muros que ameaçam atrapalhar o poder de sua criatividade

fuck_960x358_port

O Festiva Internacional El Ojo de Iberoamérica, que acontece nos próximos dias 2, 3 e 4 de novembro no hotel Hilton, em Buenos Aires, continua dando o que falar com suas já esperadas campanhas de fechamento de inscrições. A campanha traz de volta a personagem apresentada na campanha da edição passada, ChinChin, a Cholita Lutadora. Agora, ela desafia o muro que ameaça afastar os latinos, e reforça o poder da cultura e das ideias latinas. Assim, o Festival anuncia o fechamento das inscrições e convida as agências, produtoras e anunciantes a registrarem suas peças, campanhas e cases até dia 30 de setembro, além de ver de perto as melhores ideias da região

[easy-media med=»28091″]

“Sabia que querem construir um muro? Querem dizer que vai existir um lado de lá, um lado de lá”. Assim começa o comercial, que mostra ChinChin fazendo um discurso inflamado, em que lembra a importância dos latinos nas grandes ideias mundiais e a ameaça que um muro dividindo latinos e suas ideias representa. Filmado em La Paz, o filme mostra um grupo de jovens grafitando um muro enquanto ouvimos o discurso da Lutadora. Ao final, descobrimos que o grafite trazia uma mensagem bem direta: “Fuck the Wall”.

Santa Clara, a agencia brasileira que cria as campanhas para o El Ojo de Iberoamérica todos os anos, esteve mais uma vez à frente dessa produção, que foi dirigida por Adriana Montenegro da produtora boliviana Indómita e conta com música da DaHouse.

“A ChinChin foi um sucesso. Por isso, não queríamos nos ver sem ela esse ano. A busca, então, foi por uma alavanca criativa forte o suficiente para amplificar o potencial da campanha. E encontramos o que procurávamos no discurso anti-latinos, nessa ideia bizarra de se fazer um muro para separar o México dos Estados Unidos. Sempre buscamos fazer para o El Ojo algo que seja mais do que uma comunicação tradicional de festivais: seja sobre o orgulho latino. Então, o argumento criativo foi baseado no poder latino, e como a criatividade desse povo precisa transbordar pelo mundo”, diz Leo Avila, Diretor de Criação da Santa Clara.

«No momento em que conheci ChinChin eo script de Fuck the Wall me mudou como diretor. Primeiro, porque é uma personagem feminina maravilhosa e em segundo lugar porque é um orgulho para Indomita e para mim representar aos Latinos em uma Chola de La Paz quem tem uma forte mensagem para dar ao mundo, Fuck The Wall «, disse Adriana Montanegro, Diretora da peça.

“Em geral, a composição começa pelas melodias. No caso da ChinChin, eu comecei a pensar no que tinha que existir por trás. Colocamos uma banda de chacarera com baixo africano, formando um som de fundo.  Essa mescla foi o que formou a base da música. Gravamos áudios na rua, juntando outros sons captados fora do estúdio. Acho que dar tanta importância às texturas sonoras foi um dos motivos para o sucesso que tivemos ano passado. Por isso, esse ano buscamos seguir o mesmo caminho”, explica Lucas Mayer, sócio fundador da DaHouse, que também fez a trilha do comercial de 2015 do El Ojo, com que ganhou Ouro na categoria “melhor trilha” na última edição do Festival do Clube de Criação de São Paulo.

“Com esta campanha, o El Ojo de Iberoamérica continua na busca de seguir destacando a importância do talento latino no mundo e mostrar que eles estão muito mais além do que as fronteiras da região. Assim, foi como fizemos na direção passada, com o conceito ‘Se você é um herói local, pode ser um herói global’, e agora continuamos querendo reforçar os valores de nossas culturas e explicitar que as ideias latinas são criativas e transformadoras aqui e em toda parte do mundo”, expressa Santiago Keller Sarmiento, Presidente do Festival El Ojo de Iberoamérica.

Desta maneira, o El Ojo convida todas as agências, produtoras, anunciantes e empresas a inscreverem suas melhores ideias, cases e campanhas nos diferentes prêmios que vão ser entregues no Festival, em sua XIX Edição, ao melhor da criatividade da Iberoamérica.

FICHA TÉCNICA
Agência: Santa Clara
Anunciante: LatinSpots
Produto: Festival El Ojo de Iberoamérica
Título: «Fuck The Wall»
VP de Criação: Fernando Campos
Diretor de Criação: Leo Avila
Criação: Maso Heck, André Jardim e Leo Avila
Head de Produção: Priscilla Sanches
Produção de RTV: Karen Nakamura
Atendimento: Rafael Oliveira, Beatriz Oporto Zan e Raiza Fekete
Mídia: Miriane Schmidt, Leonardo Nahum, Patricia Angelis, Allan Gomes
Produtora: Indómita
Direção de Cena: Adriana Montenegro
Produção Executiva: Militza Bedoya
Pós-Produção: Indómita Andres Ortiz
Produtora de Áudio: DaHouse
Produtor Musical: Lucas Mayer
Aprovação: Santiago Keller Sarmiento

Scroll al inicio