O El Ojo de Iberoamérica celebra os seus primeiros 20 anos junto à criatividade ibero-americana e anuncia as brilhantes mentes da indústria da publicidade, marketing e comunicações a nível mundial que participarão do seu conceituado ciclo de conferências, workshops e reconhecimentos para as melhores ideias nascidas do talento latino.
Assumindo mais um ano seu histórico compromisso com a criatividade da região e com suas instituições, o El Ojo de Iberoamérica apresenta um painel com os responsáveis pelos Círculos de Criativos. Será um espaço para compartilhar suas experiências e desafios como representantes dos criativos de seu países.
Fernando Campos é Sócio e Chief Creative Officer da Santa Clara M&C Saatchi e Presidente do Clube de Criação do Brasil até setembro deste ano. A Santa Clara Brasil conseguiu ganhar seu lugar na indústria publicitária, e desde seu surgimento manteve um espírito inovador. Fernando é o único profissional criativo do Brasil que presidiu o Clube de Criação do Rio de Janeiro e o Clube de Criação de São Paulo, hoje Clube de Criação. Sua mudança de nome foi uma das iniciativas de Fernando como Presidente, que teve como objetivo ultrapassar as fronteiras de São Paulo e tornar o Clube uma entidade com atuação mais nacional.
Antes de fundar a Santa Clara –há 11 anos- Fernando era Diretor de Criação da Giovanni, FCB São Paulo. Coleciona prêmios em diferentes festivais como Cannes, El Ojo, One Show, D&AD, Nova Iorque, entre outros. Recentemente, comandou junto a seu sócio, Ulisses Zamboni, a associação da Santa Clara com o grupo inglês M&C Saatchi, que detém hoje 25% de participação da agência.
Em 2009, Fernando chegou ao El Ojo pela primeira vez para falar da Santa Clara e da importância da integração de todos os que fazem parte das agências: “Temos que integrar os braços da publicidade e naturalizar o processo de integração”. Além disso, fez uma clara defesa da diversão como parte fundamental do trabalho. “Nada funciona se você não se diverte. As peças precisam de diversão e alegria”, ressaltou Fernando que, garantiu que “as pessoas estão loucas para contar histórias”.
O criativo voltou ao Festival em 2013 e 2014 como speaker, e foi no último ano em que reforçou o trabalho do Clube de Criação com os profissionais. “O Clube hoje não está focado em empresas mas sim nos profissionais. Quem admira a publicidade brasileira, admira as pessoas que foram influenciadas pelo Clube. Somos a principal referência de influência da indústria criativa brasileira. Seu símbolo é uma estrela amarela, que representa a estrela que existe dentro de cada pessoa”, afirmou Fernando, ao começar sua palestra. Este ano, Fernando volta ao Festival para contar sua experiência como Presidente do Clube de Criação.
Juan Manuel «Papón» Ricciarelli é CEO da DON, agência que fundou em 2008, e Presidente do Círculo de Criativos da Argentina. Nestes quase dez anos de vida da agência conseguiu consolidá-la como referente da criação artesanal de marcas. Papón começou sua carreira na David Ratto como Diretor de Arte.
Em 2000, lançou junto com Carlos Pérez BBDO Argentina. Em 2005, foi convocado pela McCann América Latina para assumir a gerência do escritório da Argentina e a direção geral de criação para a região. Rapidamente se transformou em um dos 5 melhores escritórios da rede e em um centro criativo de excelência da McCann Worldwide.
Trabalhou praticamente para clientes de todas as categorias. Ganhou prêmios em todos os festivais internacionais e nacionais. Em duas ocasiões, as agências que dirigia criativamente ficaram entre as 20 melhores do ranking mundial Gunn Report. Em 2013, 2014, 2015 e 2016 a DON foi eleita como a Melhor Agência Independente da Argentina. Em 2015 foi eleita Small Agency of the Year pela revista Ad Age.
Foi conferencista do El Ojo de Iberoamérica em 2005 e 2013, com as conferências “Publicidade não sejas tão puta” e “Mobilizados pelas convicções”, respectivamente. Em relação à sua etapa como Presidente do Círculo de Criativos de Argentina, Papón se concentra em tornar visível o talento criativo do país, para poder ajudar tanto agencias quanto os próprios profissionais: “Hoje a indústria publicitária se pergunta o que ocorre com o talento criativo, onde está, como atraí-lo. No Círculo acreditamos que esse talento existe e o que precisamos é mostrá-lo, motivá-lo, para que ao mesmo tempo seja um imã para as próximas gerações que queiram continuar contribuindo com esta indústria de ideias”, afirma o Fundador da DON.
Atualmente, Papón é assessor de comunicação do Governo da província de Buenos Aires, Vice-Presidente de honra da Associación Argentina de Publicidad e Presidente do Círculo de Criativos.
Com quase 20 anos de experiência nos Estados Unidos e América Latina, Ciro Sarmiento, Chief Creative Officer da Dieste e Presidente do Círculo Criativo Hispânico dos Estados Unidos, é um dos criativos mais respeitados da indústria. Seu trabalho tem sido reconhecido nos maiores festivais do mundo, e foi jurado em festivais como D&AD, Clio e El Ojo de Iberoamérica.
Iniciou sua carreira de redator na Ogilvy & Mather Colômbia até liderar criativamente marcas globais como Motorola, GlaxoSmithKline e Coca-Cola. Em 2008 voltou aos Estados Unidos e trabalhou na LatinWorks como Diretor de Criação para a Bud Light, Domino’s Pizza e Skittles. Foi nesta etapa em que a agência foi reconhecida três vezes pelo El Ojo de Iberoamérica, 2008, 2010 e 2011, pelo seu trabalho criativo como responsável pelas Melhores Peças Locais para Rádio e TV. Em 2011, junto a Sergio Alcocer, consolidaram a agência dentro do ranking da AdAge ao lado de agências como CrispinPorter+Bogusky. Nesse mesmo ano, Ciro conseguiu o que nenhum criativo Latino tinha conseguido até aquele momento: Ganhar o primeiro Leão de Ouro com uma campanha para o mercado Hispânico. A partir daí, os Ouros se multiplicaram no El Ojo, Cannes, New York Festivals, London International Awards, entre outros, posicionando o mercado Hispânico dentro do mapa da indústria publicitária.
Atualmente, Ciro é Presidente do Círculo Criativo Latino dos Estados Unidos e Chief Creative Officer da Dieste, uma das agências Multiculturais mais importantes e premiadas, com uma carteira de clientes como Miller Lite, Goya Foods e AT&T, o maior anunciante do país.
A visão de Ciro como criativo permitiu que se destacasse no mercado americano e ser reconhecido como um dos latinos mais importantes para a indústria hispânica dos Estados Unidos. Suas peças conectam com o público graças a um humor engenhoso e certeiro que demonstra uma buscas para quebrar a monotonia da relação mensagem-receptor na publicidade. Ciro assume este ano o desafio de liderar o Júri do El Ojo Rádio 2017.
Luis Gaitán é Head of Creative para o Google México e Presidente do Círculo Criativo do México, se denomina a si mesmo como um Postpublitário. Nascido no México, cresceu e estudou toda sua carreira publicitária na França, onde obteve o título de Master em Marketing e Estratégia Publicitária da Universidade de Paris Pantheón-Assas. Foi na França que iniciou sua carreira como criativo, trabalhando vários anos em agências como Lowe Lintas, J. Walter Thompson, Publicis e LittleBig.
Em 2007 se uniu a DoubleYou Barcelona, onde mergulhou no mundo digital como Diretor de Criação. Junto com sua experiência publicitária offline participou do auge da agência como referente da publicidade integrada ibero-americana.
Em outubro de 2011, depois de 20 anos na Europa, se mudou para o México para fundar a primeira sede da DoubleYou no continente americano, assumindo o desafio de transformá-la em um referente publicitário do país, no cargo de Diretor Geral de Criação.
Em apenas dois anos conseguiu posicionar a DoubleYou no mercado mexicano, construindo seu portfólio de clientes e seu prestígio criativo. Com 2 Grands Prix em dois anos, colocou a DoubleYou no Top Ten das agências mais criativas do México no Círculo Criativo 2013. Conquistou o primeiro Effie na história da Mabe (electrodomésticos) e deixou a agência no posto número 1 do ranking das melhores agências de marketing digital nos prêmios IAB Conecta 2014.
Ganhador de Cannes, One Show, El Ojo de Iberoamérica (onde ganhou com a DobleYou Espanha e com a J. Walter Thompson México), Eurobest, IAB e o Círculo de Ouro, entre outros, com 7 Grands Prix conseguidos em diferentes disciplinas, foi o responsável pelo primeiro Leão de Ouro em Cyber da história do México com a campanha ColorMaps da Comex. Seu trabalho fez brilhar marcas como Atrápalo.com, Axe, Bacardi, Banorte, Bayer, Bimbo, Cervecería Mahou San Miguel, Cervecería Modelo, Coca-Cola, Comex, Cruz Roja, Diageo, Heineken, Huawei, ING Direct, Johnson & Johnson, Kellogg’s, Kimberly-Clark, Liverpool, Mabe, Mars Petcare, Mercedes-Benz, Microsoft, Magnum, Nestlé, Pepsico, P&G, Peugeot, Puma, Renault, Telmex, Unicef, Unilever, Visa, Diesel e Nike.
Reconhecido como um dos criativos mais respeitados da indústria, seu particular entendimento sobre a mídia digital o levou a ser jurado e orador nos festivais mais prestigiados da Ibero-América, assim como articulista em diferentes publicações.
Em 2014 se incorporou à J. Walter Thompson México como Diretor Geral de Criação somando a responsabilidade de Chief Integration Officer, para liderar a mutação da agência e injetar pensamento digital desde a estratégia e a criatividade, dando serviço a todas as marcas.
Em 2015 chegou à Proximity BBDO como Diretor Geral e máximo líder criativo da agência, assumindo em paralelo o papel de Chief Integration Officer da BBDO, uma experiência profissional que terminou em mayo de 2016, quando o Google o convidou para trabalhar na companhia como Head of Creative para o México, apoiando da sua posição vários países da região.
Em janeiro de 2017 assumiu também a presidência do Círculo Criativo do México. E se assume como “um orgulhoso membro diretor da conspiração para mudar a publicidade”. Este ano terá a responsabilidade de liderar o Júri do El Ojo Direto 2017.
Para Agendar:
#ElOjo20Años
#ElOjo2017
El Ojo 2017: 8, 9 e 10 de novembro em Buenos Aires. Hilton Puerto Madero
Entradas com descontos: Até 3 de novembro com 20% de desconto. (Vagas limitadas)