Já se tornou um clássico. E, como todo clássico, é aguardado com ansiedade. A agência Santa Clara e a produtora O2 Filmes acabam de lançar a nova campanha publicitária para El Ojo de Iberoamérica 2015, que tem como protagonista uma história de ação. Ou melhor, uma lutadora no mínimo curiosa.
As cholitas lutadoras são mulheres que lutam em ringues na Bolívia, usando trajes típicos. A campanha conta a história de uma delas: ChinChin, uma verdadeira heroína local que viaja para Buenos Aires para participar do El Ojo Morado, competição que reúne os melhores lutadores da Ibero-América. Desacreditada no princípio, ChinChin acaba vencendo e, assim, se torna uma heroína global. A história mostra que “Si eres un héroe local, puedes ser un héroe global”. A campanha anuncia também o prazo final para a inscrição das melhores ideias, trabalhos e cases no El Ojo de Iberoamérica: dia 25 de setembro.
“Os comerciais do El Ojo de Iberoamérica são hoje uma tradição no calendário das grandes campanhas publicitárias da região, graças principalmente à competência e boas ideias da equipe da Santa Clara e seus parceiros, e também por tudo o que o festival representa e inspira no campo da criatividade”, afirma Santiago Keller Sarmiento, Presidente do El Ojo de Iberoamérica.
“Há dois anos estabelecemos um conceito global para o El Ojo, que é Latinos, We are all over the fuckin place. Esta campanha vem ganhando novas formas a cada ano. Em 2015, tem o insight de que o El Ojo, o evento e o prêmio são uma catapulta, uma espécie de trampolim para o mundo. Sempre vamos ver em Cannes o que no ano anterior ganhou ou se destacou no El Ojo. Tendo esta promessa como base, descobrimos e escolhemos uma história latina, uma fábula, a dessa heroína local, que se torna uma heroína global”, afirma Fernando Campos, Chief Creative Officer da Santa Clara.
Com 2:50’’ de duração, o filme “ChinChin, la cholita luchadora” tem direção de Marcus Alqueres, da O2 Filmes, e formato de minidocumentário. As filmagens foram todas realizadas na Bolívia, terra de cholitas como ChinChin, mulheres que vestem trajes típicos, como a saia “pollera”, de cinco capas, um chapéu estilo bombín, jóias e mantos costurados minuciosamente. A luta livre começou a fazer parte da vida de algumas destas mulheres em 2002, quando organizadores destes eventos decidiram convidá-las a participar. Hoje, a prática é uma tradição dentro desta disciplina na Bolívia.
“Foi um roteiro divertido de se filmar, com uma produção afinada. Todos se divertiram no processo, uma combinação que pode ser vista no resultado final”, afirma Alqueres. Além do comercial, a campanha conta com um hotsite (www.lachinchin.com), banners, anúncios impressos e ativações em redes sociais.
“ChinChin, la cholita luchadora” é mais um trabalho da lista de campanhas criadas pela Santa Clara para festejar e divulgar o papel do El Ojo como encontro mundial da criatividade com selo regional, autenticamente latino. As peças que se tornaram clássicos, como a da Cerveza El Ojo, que utilizou o longlist do Festival de Cannes como forma de promover o El Ojo 2011; o filme dos Três Porquinhos, que permitiu que as pessoas criassem diferentes finais para este tradicional conto, no El Ojo 2008; e o “Latinos, We are all over the fucking place”, que trazia um irreverente videoclip produzido pela Fantástica Filmes, com música composta por Jair Oliveira, Gabriel Spinosa e Rafael Silvestrini, da S de Samba, além de imagens inspiradas no pintor italiano Caravaggio, para reforçar a representatividade da região na indústria criativa mundial, no El Ojo 2014.
Ficha técnica
Agencia: Santa Clara
Anunciante: LatinSpots
Producto: Festival El Ojo de Iberoamérica
Título: ChinChin. La Cholita Luchadora.
Versiones: 2:50”
VP Creativo: Fernando Campos
Director Creativo: Leo Avila
Creación: MasoHeck, Vinícius Malinoski y Patrícia Oliveira.
Producción de RTV: Priscilla Sanches
Artbuyer: Simone Camacho
Cuentas: Rafael Oliveira y Camila Ribeiro.
Medios: Miriane Schmidt, Carla Fischer, Luciana Miranda y Telma Gianini
Productora: O2 Filmes
Director: Marcus Alqueres
Productores Ejecutivos: Janaina Augustin, Daniel Zanardi y Rafael Naldinho
Productora de sonido: DaHouse Audio
Productor musical: Lucas Mayer
Ilustración: Ruta Mare, Norte, MasoHeck y MaazoHeck
Responsable del cliente: Santiago Keller Sarmiento
Para agendar:
Encerramento de Inscrições Online: 25 de setembro
Website: www.elojodeiberoamerica.com
*Para ver uma lista completa de categorias de cada um dos prêmios e como inscrever, entre aqui
Compra antecipada de entradas: até 30 de setembro, 30% de desconto.
El Ojo 2015: 4, 5 e 6 de novembro
Lugar: Hilton Buenos Aires, Puerto Madero