Fernando Vega Olmos / Alex Pallete
referência criativa ibero-americana, ex Chairman do Conselho Criativo Mundial da JWT / ex Planing da JWT Global Task Force, especialista em inovação
Fernando Vega Olmos, é um dos publicitários latinos mais reconhecidos no cenário publicitário mundial, e um dos mais efusivos defensores do talento latino no Planeta. Depois de começar sua carreira em agências como Ratto/BBDO e Casares Grey, em 1997, Fernando Vega Olmos fundou, junto com Hernán Ponce, a Vegaolmosponce. Do seu escritório em Buenos Aires, no extremo sul do continente americano, a agência se destacou com seu trabalho para as marcas Axe e Rexona até chegar a liderar seus projetos mundiais. Na mesma época, a companhia se consagrou com Grandes Prêmios em festivais como o El Ojo de Iberoamérica e Cannes, ganhando neste último o primeiro Grand Prix de Integrated da região com o Axe 3. Graças a este destaque, em 2005, Vega Olmos foi escolhido pela Lowe para dirigir criativamente o trabalho de todas as marcas da Unilever, comandadas pela rede inglesa. Já no início de 2007, empreendeu um novo projeto: a fundação da Lola, escritório da Lowe em Madri, dedicada a realizar trabalhos globais com espírito latino. Em 2008, depois de aceitar a proposta de Bob Jeffrey, Vega Olmos se juntou à JWT, primeiro como Chairman Criativo para a América Latina e Europa e depois também, como presidente do Conselho Mundial Criativo da rede.
Vega Olmos é uma figura de origem latina e projeção mundial que tem demonstrado ter uma visão única do negócio e da criatividade publicitária. Hoje, este publicitário argentino empreendeu novos rumos e deixou a rede mundial para se dedicar a um novo projeto próprio, relacionado à inovação.
Alex Pallete, depois de quase 20 anos como Planejador Estratégico em diferentes agências entre Espanha, Argentina e Estados Unidos, Alex decidiu recentemente parar sua carreira em publicidade por uns meses para se dedicar a entender melhor o mundo da Inovação de produtos e serviços como nova ferramenta de construção de marca. Para isso cursou o programa de “Customer Focused Innovation” da Universidade de Stanford, o qual está complementando com entrevistas a especialistas em inovação do mundo todo, desenvolvendo análises em profundidade sobre o tema, e colaborando em diferentes projetos de inovação com startups e corporações globais.
Antes de redirecionar sua carreira para o campo da inovação, Alex começou a trabalhar com publicidade em Madri, sua cidade natal, onde esteve em agências como Amiratti Puris Lintas e Delvico Bates. No final dos anos 90, se mudou para os Estados Unidos, onde se desempenhou como Planejador Estratégico Regional da Bates South Miami para diversas contas da América Latina. Em 2002 se transferiu a Nova Iorque para se unir à The Vidal Partnership, onde criou o Departamento de Planejamento Estratégico, e ajudou a agência a obter cifras recordes de faturamento, sendo reconhecida como a “Agência Multicultural do Ano”, em várias ocasiões.
A influência de Alex na indústria hispânica dos Estados Unidos o levou a ser escolhido pela revista Advertising Age como um dos «Top 30” profissionais menores de 30 anos que devem ser seguidos de perto».
Em 2007, decidiu voltar a Madri para ajudar a lançar a Lowe Latina (LOLA), agência focada em desenvolver estratégias para marcas internacionais. Lá, liderou uma equipe multicultural de planejadores estratégicos que trabalhou para várias marcas da Unilever a nível global, junto a algumas marcas locais.
Em 2010 se juntou à JWT para comandar a área estratégica dentro de uma equipe global (JWT Global Task Force) desenvolvida para assessorar todos os escritórios da rede JWT a resolver desafios estratégicos para clientes existentes e potenciais.
Fernando Vega Olmos e Alex Pallette farão juntos este ano no El Ojo a palestra: “Do storytelling ao storydoing”